Primeiro compromisso de Obama no Brasil será
encontro com Dilma no Palácio do Planalto
BRASÍLIA - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegará ao Brasil no sábado pela manhã. Após desembarcar na Base Aérea de Brasília, o primeiro compromisso de Obama será um encontro com a presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, às 10h. O presidente americano deve deixar a capital federal ainda no sábado rumo ao Rio de Janeiro, onde fará na Cinelândia um discurso aberto ao público. Com isso, fica menos de 12 horas em Brasília. As informações sobre a viagem foram divulgadas nesta segunda-feira pelo Itamaraty. ( Leia também: Governo americano vai dar iPad para melhor mensagem de boas-vindas a Obama na visita ao Brasil)
No Planalto, Obama e Dilma assistirão a um desfile militar, com execução de hinos dos dois países e tiros de canhão. O presidente americano subirá a rampa do Planalto e terá encontro com Dilma. O formato da reunião ainda não foi definido, podendo ou não haver uma conversa reservada entre os dois presidentes, antes da audiência de trabalho propriamente dita, da qual participam ministros e assessores dos dois governos.
Durante o encontro, Obama e Dilma assinarão atos. Um deles será na área previdenciária, permitindo que cidadãos brasileiros que vivem nos EUA e contribuem com a previdência americana contem esse tempo de serviço para fins de aposentadoria no Brasil. O mesmo valerá para americanos que moram no Brasil.
No Planalto, os dois presidentes farão uma declaração à imprensa. Não foi definido ainda se haverá também uma entrevista coletiva, com perguntas.
Em seguida, por volta de 12h45m, Obama e Dilma irão até o Itamaraty, do outro lado da Esplanada dos Ministérios. Lá, encerrarão o Fórum de CEOs, em andamento já desde a manhã de sábado. Esse fórum reunirá entre 20 e 24 dirigentes de grandes empresas brasileiras e americanas – 10 a 12 de cada país.
Está previsto que um empresário brasileiro e um americano façam uso da palavra. Existe a possibilidade, ainda não confirmada, de que os CEO's concedam entrevista coletiva.
Por volta das 13h10m, terá início almoço oferecido por Dilma a Obama, no Itamaraty. Os dois presidentes falarão rapidamente no momento do brinde. A imprensa terá acesso ao local.
Encerrado o almoço, Obama seguirá para evento com empresários, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), no centro de convenções Brasil 21.
Existe a possibilidade de que Dilma ofereça recepção a Obama no Palácio da Alvorada, às 18h. O encontro ainda depende de confirmação, pois o presidente americano poderá optar por deixar Brasília mais cedo, rumo ao Rio de Janeiro. Mesmo que participe da recepção no Alvorada, Obama deverá viajar para o Rio no sábado.
Fonte: Extra/Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário