Fotos Romeu Pinto
As comemorações do cinquentenário do Gama - completos nesta terça-feira (12) - serão iniciadas com um desfile cívico-militar e com o corte de um bolo de 50 metros. As festividades prosseguem até sábado (17) com apresentações, exposição de fotos do Arquivo Público, Salão de Agronegócios, atendimento da unidade móvel do Procon, missa solene, culto aos 50 anos e - o mais esperado - o FestGama. Este ano, o FestGama terá shows com artistas de projeção nacional, como Pedro Paulo e Mateus e João Neto e Frederico, além de apresentações de atrações locais.Para representar os avanços obtidos pela cidade ao longo de seu desenvolvimento, o lema escolhido para o cinquentenário é "Gama 50 anos, o progresso continua". Dados históricos revelam que, em 1960, ano de fundação da cidade, o Gama integrava parte da área destinada à construção da nova capital federal e, inicialmente, abrigava cerca de mil pessoas. Algumas delas faziam parte das 30 famílias que foram retiradas da barragem do Lago Paranoá, em razão da necessidade de se finalizar o projeto de Brasília.
Depois disso, a cidade cresceu muito. Atualmente possui aproximadamente 170 mil moradores. No dia 12, às 9h, será realizado o desfile cívico-militar, com a participação do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, escolas públicas e particulares, carros de boi, grupos da terceira idade, entre outros membros da comunidade. No Setor Central, o desfile passará próximo a Praça da Bíblia e percorrerá a Avenida Vagner Piau, até a 14º Delegacia de Policia. A previsão do encerramento do desfile é por volta do meio-dia. Depois disso, o bolo será cortado e repartido entre os presentes, na entrada da Administração Regional.
Já na quarta-feira (13) e quinta-feira (14), a população poderá visitar as mais antigas igrejas da cidade. Para quem é católico, no dia 13, às 20h, haverá celebração da Santa Missa, na Paróquia São Sebastião, que possui 46 anos de existência e é a primeira igreja da cidade. Os evangélicos poderão se reunir na Assembléia de Deus do Gama (Adeg) e participar do culto marcado para o dia 14, às 19h30. A Adeg é o primeiro templo do Gama e também está completando 50 anos.
FestGama
Os três últimos dias do evento - 15, 16, 17 - ficaram reservados para o FestGama. O primeiro show será dos cantores sertanejos Pedro Paulo e Mateus e, no último dia, a atração fica por conta da dupla João Neto e Frederico. Além desses shows, a população poderá prestigiar artistas locais de estilos variados como Marcelo Paiva e Santiago, Zé Mulato e Cassiano, Roni e Ricardo, Rafael Silva, entre outros.
A programação do evento está sendo organizado pela Administração Regional da cidade, com apoio da Secretaria de Cultura e da Secretaria de Agricultura. Segundo o administrador do Gama, Luis Pires, o FestGama é um dos eventos mais esperados pela população. "Esperamos mais uma vez agradar ao público com uma programação variada, que mistura atrações nacionais, regionais e locais", diz o nosso Administrador Luis Pires.
Fonte Texto Mais Brasília. Photos: Romeu Pinto
Nenhum comentário:
Postar um comentário